Hoje é comemorado o dia do livro e esse é basicamente o assunto mais comentado nesse meu blog, sempre apareço aqui escrevendo resenha de livros ou citando algum que me interessa. Isso porque os livros ocupam um lugar muito importante na minha vida e nesse dia eu não poderia deixar de recomendar alguns dos livros mais importantes pra mim e que eu convido você que está lendo a conhecer.
1) Tudo sobre o amor: Novas Perspectivas - bell hooks
Acho que é até meio óbvio que eu iria recomendar esse livro devido a minha grande admiração e favoritismo pela bell hooks, essa autora sensacional que consegue me acolher em suas palavras. Tudo sobre o amor é um livro lindo e demarcatório, isso porque antes dele você vai pensar de uma forma e após ele, de outra. Essa obra prima desconstruiu muitos pensamentos equivocados que eu tinha sobre o amor, me fez repensar situações da minha vida e até mesmo relações familiares. Em resumo, neste livro bell hooks nos ajuda a compreender o amor a partir de novas perspectivas, que são decoloniais, anti-imperialistas e abarcam nossos corpos marginalizados. E para te convencer de vez cito esse trecho:
"é muito comum as mulheres acreditarem que é um sinal de compromisso, uma expressão de amor, suportar grosseria ou crueldade, perdoar e esquecer. Na realidade, quando amamos corretamente, sabemos que a resposta saudável e amorosa à crueldade e ao abuso é nos retirarmos do caminho dos danos."
2) Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças - Richard Miskolci
Esse livro é muito especial pra mim porque ele é responsável por desmistificar e me fazer entender diversas questões que permeavam minha cabeça. Nesta obra, Richard Miskolci introduz e esclarece de forma muito objetiva o que é a Teoria Queer, conceito presente nos estudos de gênero protagonizados, em especial, pela maravilhosa estudiosa Judith Butler. O autor consegue nos fazer entender as relações e afetos humanos além das concepções limitantes hegemônicas, demonstrando como indivíduos queer foram enxergados ao longo do tempo (e ainda são) como seres abjetos. Espero que esse trecho maravilhoso te cative:
"De certa maneira, um olhar queer é um olhar insubordinado. É uma perspectiva menos afeita ao poder, ao dominante, ao hegemônico, e mais comprometida com os sem poder, dominados, ou melhor, subalternizados."
3) O peso do pássaro morto - Aline Bei
Para finalizar, eu quero falar de um livro que infelizmente não tem o reconhecimento que merece e ao meu ver devido a sua narrativa e temáticas abordadas ele deveria estar muito mais em alta porque é extremamente necessário. Aline Bei conta uma história profundamente triste, de violência, rejeição, luto e monotonia que ronda a vida de uma mulher desde sua infância até a meia idade. Esse livro embrulha o estômago em algumas partes e pra mim foi necessário até mesmo pausar a leitura para pensar na história escrita, mas vale a pena chegar ao final e se deparar com as reflexões existenciais que a autora propõe em cada página. O trecho escolhido por mim foi esse:
"a saudade é amor e é dos vivos,
estou falando da coisa viva que fica nos mortos, minha mãe chama de:
– alma.
eu
prefiro chamar de:
– quando o deusinho teimoso mora na gente."
.
.
.
📖
Feliz dia do livro :) 𝜗ৎ
Comentários
Postar um comentário